terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Guirlanda da Fartura




Eu sou uma pessoa muito supersticiosa, meu marido mais do que eu. 
Tem coisas que a gente acredita que devam ser feitas para que o ano corra bem.
No ano que se passou, não cumprimos nenhum desses "rituais" e, coincidência ou não, nada deu certo nesse ano.
Um ritual que repito todos os anos é a confecção da Guirlanda da Fartura. Teve um ano que fiz mais de 11 para distribuir entre os vizinhos, mas, como os moradores atuais costumam ver esse tipo de coisa como um "presente demoníaco", tenho feito apenas para mim e para minha mãe.
Eu gostaria de dividir com vocês a "minha Guirlanda".




   


Pegue um pedaço de arame e faça um pequeno círculo com ele.
Não se preocupe se ele não ficar muito regular, isso não vai prejudicar em nada.










Corte um punhado de mato. Daqueles altos que nascem em terrenos abandonados.
Deixe descansar por umas duas horas, pois fica mais fácil de lidar e ele perde um pouco da capacidade de nos cortar as mãos.








Compre um pedaço de fita vermelha, pois é ela que vai manter todo o mato que será enrolado no arame.








Agora o trabalho é de paciência mesmo: Vá enrolando mato por mato em volta do arame até ficar cheio o suficiente e depois coloque a fita para manter tudo no lugar.
Use cola para "fechar" as pontas das fitas.










Pegue um pedaço de plástico branco - desses de sacos de farinha - pode ser também um pedaço de pano branco.










Faça saquinhos bem pequenos.
Eu fecho os meus na seladora.








Pegue um pedaço de algodão e reserve.








Faça "amarradinhos" de macarrão e canela em pau.










Encha os saquinhos com o algodão.










Passe cola branca no algodão e cole cereais.
Eu costumo usar arroz, feijão e milho, mas esse ano o único milho que entrou aqui em casa estava dentro de saquinhos de microondas.
Pode usar qualquer tipo de grão que você tenha em casa.










Enfeite a canela com folhas de louro, cravos, arruda e tudo que você acredite que espanta o azar.












Agora é só montar tudo no lugar em que achar que fica mais bonito.
Não esqueça de prendê-la na cozinha e deixá-la lá até o próximo ano, quando você confeccionar a nova.




Ps - Não esqueçam de deixar seus pedidos da árvore dos pedidos.

2 comentários:

  1. olha, vou fazer né... não pra ter fartura mas pra ver se as coisas nao dão errado... kkk. adorei o bom humor. é sempre um prazer recebê-la em meu blog... bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ambar

    Eu faço todos os anos e, quando não faço acho que meu ano foi ruim por falta dela.
    bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...