sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Friends Forever





Nós passamos por várias fases na vida e, em todas elas, conhecemos pessoas que ficamos amigas e que juramos que é para sempre. Mas, como dizia o meu ídolo Renato Russo, "o pra sempre, sempre acaba".
Em cada uma dessas fases fazemos coisas e dizemos coisas idiotas com esses amigos "forever".
A fase acaba, a vida muda e o amigo especial também.
Lógico que cada um deixa uma marca muito especial em nossas vidas, mas como disse, a vida muda ou, algumas vezes, a gente muda.
Esse ano teve algo muito peculiar, pois encontrei amigos de várias fases da minha longa vida.
Na minha idade, encontrar amigos de infância ou de adolescencia é algo realmente muito peculiar, pois alguns estão com a família, outros na segunda ou terceira família e outros sem família alguma.
Encontrar amigos dos tempos em que eu pintava o cabelo de vermelho, fumava e pensava que cantava bem - peraí, acho que essa fase ainda não passou totalmente, mas vamos continuar no assunto - não me causa nenhum desconforto, entretanto, encontrei alguns amigos que me olharam com aquele olhar de pânico, quase implorando para que eu não recordasse nada "dos vezes tempos" na frente das suas esposas ou filhos.
Alguns, me olharam com cara de pânico tentando relambrar algo, mas com medo de causar algum descorforto na minha nova família.
Acho realmente que a gente perde "de vez" esses amigos quando os reencontra, pois todos cmuflaram tanto suas vidas que nos afastam com medo de algum comentário comprometedor.
Acho tudo isso muito triste, pois as pessoas deveriam fazer desses momentos únicos e especiais, aproveitar o reencontro para saber o que o outro fez na sua vida nos tempos em que passaram afastados.
E quando encontramos alguém com quem tivemos algum "affair" no passado?
E algum "Amor Platônico"?
Saias justas, saias justas...
Não para mim! Eu nunca usei e ninguém nunca vai "me pegar de saia justa". 
Mas os meus "amigos" me encaram como uma ameaça, "pois quando uma mulher tem coragem de revelar a sua verdadeira idade, não se tem muita certeza sobre o que mais é capaz de revelar às pessoas."
Esse, definitivamente não é o meu caso, não me interessa revelar detalhes comprometedores da vida de ninguém, até porque, a cada vez que olho uma foto antiga me sinto ridícula, apesar de saber que era moda na época...
O que alguns acham comprometedor hoje, eu sei que era o "comportamento da época" e que tanto faz o que você foi ou o que você fez, o que importa é quem você é hoje.
O que as pessoas consideram comprometedor no seu passado, eu considero apenas uma fase importante para que se tornassem o que são hoje.
Lógico que eu quase enlouqueci quando meu filho pintou o cabelo de verde para ir a um show de rock e fiz ele cortar o cabelo bem curto antes da segunda, quando tinha que ir ao colégio, mas ri um bocado contando para ele do dia em que quase enlouqueci meus pais pintando o meu de azul.
Fiquei muito chateada ao ver que "meus amigos" fizeram questão de esquecer o quanto tudo era divertido quando a gente não tinha tantas contas para pagar e tanta responsabilidades.
Não dá para fazer o relógio parar, nem rodar ao contrário, mas dá para sorrir ao ver nossos filhos tentando nos enlouquecer, fazendo o mesmo que nós.
Nesse meu "pequeno balanço" de um final de ano, simplesmente desastroso, tomei uma decisão muito importante: Não vou mais procurar nenhum amigo do passado, pois, para mim, passado é um lugar para dar boas risadas das besteiras que a gente fez, mas, para maioria é um segredo obsceno a ser enterrado.
É como se sentissem culpa ou vergonha de algo que pareceu absolutamente normal no passado.
De agora em diante vou me dedicar apenas aos amigos do presente e daqueles que souberem que amizade é legal em qualquer fase e que o que se faz no passado deve ser lembrado com carinho, não com vergonha.
Aqueles que fizerem parte dessa lista, seja bem vindo a fazer  parte da nova fase da minha vida.



PS - Esse texto faz parte de uma uma série  que faz um pequeno balanço deste ano, das pessoas que são importantes para mim e de coisas que quero dizer antes que ele finalmente termine.
 

Um comentário:

  1. (Não venho mas aqui!) Hum!! Este texto do "Amigos Forever" reune muito do que penso: Um fato do passado não é bom nem ruim, (Detesto o maniqueísmo) O fato é apenas um fato, ele É sua história, vc de algum modo precisou passar por aquilo, valorazr algo ou envergonhar-se é tolice.
    Não gosto da idéia de perder amigos, apesar de q a vida ás vezes nos afasta, mas eu mantenho contato com amigos de infância, adolescência e dos tempos de faculdade, na verdade, isto daria mesmo um bom tema...rs
    O fato é q pensando sobre isso, percebi q parei de fazer novos amigos, acho q tornei-me muito seletiva ou preguiçosa mesmo.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...