terça-feira, 18 de março de 2008

Santa Inquisição: Passado ou atualidade?


É realmente impressionante como qualquer pessoa que não se adequou ao sistema é julgado como um anormal ou doente. E se essa pessoa por um acaso venha a fazer sucesso ou simplesmente resolva expor as suas idéias o linchamento é completo.
Fico abismada como em pleno século XXI as pessoas continuam com as suas mentalidades tacanhas do século XIX.
É certo que a Internet nos deu uma facilidade para expormos as nossas idéias para um número bem maior de pessoas e isso atinge desde o intelectual até o anônimo que até não entende o que você fala, não te conhece, mas sabe que não gosta de você e simplesmente te agride.
Eu, que sempre andei na contramão da vida, já me acostumei a ser criticada, julgada, analisada, entretanto, conversando com uma amiga muito querida, percebi que está se formando uma nova Inquisição. Segundo ela, versão século XXI. E se não fossem os direitos humanos e a ausência da lei da Pena de Morte no Brasil, certamente eu seria mandada para a fogueira.
Manter um Blog como esse em que exponho minhas idéias não me torna uma pessoa especial, só prova o quanto eu sou burra, pois recebo um comentário maldoso por semana, isso quando as pessoas não estão inspiradas para lerem o que escrevo, porque a maioria não passa da primeira linha e já vão criticando.
O que mais me causa estranheza na atitude das pessoas desse país é que temos a Constituição das mais liberais do mundo, entretanto não é interpretado como deveria.
Um dos direitos que me garante a Constituição é a liberdade de credo ou a liberdade religiosa, se assim preferir, mas tudo o que vejo é todos podem ter a sua religião, desde que acredite em deus.
Se duvidar do que estou falando, basta chegar para uma pessoa “normal” e dizer que não acredita em deus. Logo vão aparecer inúmeros discursos de como deus é bom, como ele agiu em sua vida, como ele cuida de todos e blá, blá, blá, blá...
Falar isso para uma pessoa do seu convívio já causa um enorme problema, agora imagina falar isso na Internet!
Nossa! Tire o CEP do seu Profile do Orkut que vão promover o linchamento!
Muita coisa mudou desde o fim da ditadura política no Brasil, mas na minha opinião mudou para pior, pois se por um lado houve uma abertura maior para que todos supostamente pudessem ter acesso ao ensino público, por outro, a qualidade do ensino caiu a níveis tão baixos que não é capaz de formar pessoas capacitadas para a vida, nem para a reflexão.
São dados estatísticos, eu não inventei nada, basta a situação financeira da população piorar para aquecer as vendas de produtos religiosos!
Se não fosse essa fé que as pessoas têm de que existe alguém cuidando delas o número de suicídios ia aumentar consideravelmente, pois a lucidez de estarmos sozinhos nesse mundo cão é aterrorizante.
Basta prestarmos um pouco de atenção para perceber o quanto a religiosidade é estimulada no inconsciente coletivo: No Brasil temos vários feriados religiosos; a cada visita do papa, não se fala em outra coisa nos meios de comunicação; igrejas são consideradas instituição sem fins lucrativos e isentas de uma série de impostos.
Num país imenso como o nosso e pobre, temos centenas de exemplos de superação e cada um deles é atribuído a esse deus.
Houve um tempo em que até virou moda se declarar ateu, mas a medida que essas pessoas foram envelhecendo se converteram ao cristianismo, pois a idéia de morrer e não ir para o céu pode ser amedrontadora e ameaçador. A história do Cristianismo se confunde com a historia de cada um dos seres vivos desse planeta, pois em 313, o Imperador Constantino, através do Edito de Milão, liberou os cultos cristãos e em 391 o Imperador Teodósio, proibiu todos as outras religiões, exceto o Cristianismo, adotando-as como a religião oficial.
O que começou como obrigação, passou a ser parte de nossa vida e nossa cultura.
Aqui onde moro é um lugar de gente muito digna, mas gente muito pobre e com pouca instrução e acaba sendo um terreno muito fértil para as igrejas. E o que mais me impressiona nessas igrejas cristãs é que ao invés de pregar o cristianismo falam mais do outro, do demo. Não propagam a paz e sim o medo.
Dizem o tempo todo que o demônio está em todos os lugares, pronto para agir.
Ops! Não deveriam pregar que o amor de deus está em todo lugar?
Deus faz parte do inconsciente coletivo e se negar a acreditar nele é um crime punido com insultos, agressões e segregação.
Mas não vou ser eu a primeira a acender o estopim da minha própria fogueira!
Também não quero acabar com a ilusão de tantos, pois se não podem me provar que deus existe, também não posso provar que não existe.
Entendam bem, não prego nenhum tipo de preconceito a essa ou aquela religião, pelo contrário, gostaria que respeitassem o meu direito de não acreditar, pois acreditem que é mais difícil afirmar isso publicamente do que simplesmente fingir que acredito, aliás, como tantos fazem.
Conheço muitas pessoas que dizem acreditar em deus para não terem que dar maiores explicações. Dizem que deus está em todos os lugares. Que sentem deus na natureza, no amanhecer, no anoitecer e por ai vai. Mas, no fundo, no fundo, estão apenas se livrando de olhares maliciosos e explicações que não gostariam de dar.
Sei que é mais fácil provar a existência de um átomo do que a existência de deus, mas eu lanço o desafio: Provem-me a existência de deus que me retrato publicamente. Mas quero uma prova em que possa acreditar, nada dessas baboseiras sentimentalóides e subjetivas.

Um comentário:

  1. Ei, Katita, guerreira, viajo em teus textos, apesar de estarmos distantes é bom vir aqui e seguir vc...rs
    Gostei deste texto, embora vc misture tudo aqui...rs
    Ressalto o desabafo, quase insano de dizer que esta cheia de tudo e principalmente de gente mesquinha que julga sem os mínimos elementos.
    Pessoas são voláteis.
    Pessoas são frágeis.
    Pessoas, sobrenome, incoerência...

    Seja você, pense, escreva e fale o que lhe der na cabeça.
    E para os incomodados, ainda vale o clichê: "Os incomodados que se mudem!" rs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...