segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Desculpa: Uma chance para errar outra vez.




Eu odeio quando alguém chega para mim e fala: - Me desculpa.
Acho ridículo a pessoa falar o que quer, ofender e depois achar que com uma simples palavra pode consertar tudo.
Uma pinóia que isso funciona na prática! O que acontece na verdade é que vamos tecendo uma enorme teia em volta das pessoas que desculpamos até não conseguirmos mais nos relacionarmos mais com elas.
Você errou com alguém? Pois saiba que essa pessoa não irá esquecer o seu erro simplesmente porque você falou a palavrinha mágica.
Se uma pessoa erra conosco, pede desculpas e aceitamos de coração, pode ter certeza de que ela descobriu que pode fazer isso outra vez e outra vez e, outra vez...
Não vejo essa coisa de desculpar como um hábito muito saudável, pois desculpamos e o que ganhamos com isso? Uma porta aberta para sermos feitos de trouxas, idiotas, para sermos pisados da próxima vez que essa pessoa estiver irritada, só isso.
As pessoas falam muito que é de boa educação pedir desculpas quando erramos e que se deve desculpar um erro porque ele é humano, todos erram, mas cada vez que a gente releva coisas e vai deixando para lá, principalmente quando se perdoa uma pessoa de nosso convívio, os erros vão se tornando tão habituais que a gente nem sente mais vontade de brigar, só de chorar.
Palavras ditas em horas erradas são como facas que penetram o nosso corpo e causam feridas em nossa alma.
A alma é feita de um tecido muito fino, quase transparente e se fere com facilidade. Também tem uma cicatrização muito lenta e não é um simples pedido de desculpas que vai fazer a ferida sumir como por encanto.
Tem pessoas que têm o vício de pedir desculpas ou seria vício de errar? Não faz diferença, mas o que acontece é que vamos deixando, perdoando e quando nos damos conta já viramos saco de pancadas!
A única maneira de curarmos a nossa alma é deixando o tempo passar, mas temos que deixar nossas feridas quietinhas, não adianta ficar cutucando todos os dias com uma agulha de tricô bem rombuda.
Quando pisamos no pé de uma pessoa, mesmo sem nenhum intenção, machucamos, a pessoa sente dor, mas pedimos desculpas, a pessoa aceita, porém fica com sua dor.
O mesmo acontece com as palavras. Agredimos as pessoas com palavras, pedimos desculpas, mas a dor permanece dentro do peito, apertando, sufocando e, quando menos se espera, volta a doer.
Na maioria das vezes o que falta mesmo é sinceridade entre as pessoas e capacidade de perdoar. Não temos a capacidade de perdoar com sinceridade as pessoas e nem de esquecer o que nos fizeram.
Algumas pessoas fazem questão que nos desculpemos, isso é quase uma regra para muitas, porém eu não vejo muito sentido numa idiotice como esta.
Cada vez que alguém chega para mim de cabeça baixa e me vem com um pedido de desculpas eu tenho vontade de mandar para a PQP!
Como se não bastasse ter feito coisas que magoaram, ainda tem que pedir desculpas para a gente se recordar do que aconteceu?
Não basta deixar quieto? Ainda precisa ficar lembrando a gente o tempo todo?
Queria entender porque as pessoas nos fazem tão mal, o que lucram em nos derrotar em repetir incessantemente que somos piores do que realmente somos.
Eu tenho tentado viver em uma nova filosofia: Não discuto mais, não importa o que me digam, não vou mudar mais a minha opinião sobre a vida e as pessoas e acho inútil fica discutindo. O que acontece é que acabo me desgastando e não lucro nada com isso.
Quer ser meu amigo? Então vamos falar de flores, sem discussão.
Você tem uma idéia diferente da minha sobre algo? Guarde-a para você, não me interessa.
Pode me ajudar objetivamente? Ótimo.
Se não puder me ajudar objetivamente não me critique, olhe para seu próprio rabo, pois ele acaba arrastando no chão.
Eu estou cansada de pessoas que falam um monte sobre o que devemos fazer e como devemos agir, mas não podem nem ajudar a si mesmos, quanto mais fazer algo por nós.
Não pode ajudar? Fica na sua, pois não adianta ficar falando o que as pessoas têm que fazer para se ajudarem.
Existem aqueles que são os “donos da verdade”, aqueles que enxergam em cada atitude de uma pessoa em relação a eles como uma forma de tentar prejudicar as suas vidas e “profetizam” quanto aos fracassos do outro.
A essa altura da minha vida eu não tenho e não quero ter a expectativa de ser rica e famosa e também pouco me importa como as pessoas vivem, a única coisa que me interessa é viver a minha vida.
O grande show já terminou para mim,minha expectativa sobre a vida, hoje, é muito limitada.
Os sonhos são apenas ilusões que criamos na época dourada de nossas vidas para que a vida não seja tão cruel, mas nesse momento não me permito mais sonhar ou criar ilusões sobre as pessoas.
Pessoas não mudam e não adianta ficar aceitando desculpas idiotas que, no primeiro momento que essa pessoa for contrariada, serão motivos para novos pedidos de desculpas.
Se eu aprendi algo nessa vida foi que se uma pessoa te faz chorar uma vez, principalmente se tiver que chorar baixinho para que outras pessoas não vejam, você pode estar certo de que se relevar, irá chorar muitas outras vezes.
A minha tolerância hoje é zero, portanto, se errar comigo, vai se desculpar com a puta que o pariu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...