segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Ensino de qualidade para todos


Hoje eu resolvi escrever sobre um assunto que me deixa muito preocupada: o ensino em nosso país.
Ainda outro dia eu ouvi o presidente do PDT, Carlos Lupi, falar que as crianças deveriam ficar o dia inteiro no colégio. Eu acho que seria muito bom que as crianças pudessem realmente ocupar o espaço da escola o dia inteiro, entretanto, o problema é que não temos escolas suficientes nem no período normal, quanto mais para que elas passem o dia inteiro!
Algumas crianças estão impossibilitadas de freqüentar o colégio por causa da violência. Tiroteios constantes fecham alguns estabelecimentos, sem contar que a deficiência do nosso país não se restringe ao espaço físico, temos um déficit de material humano. Faltam professores, inspetores, merendeiras...
Seria ótimo que as crianças da rede pública pudesse ficar o dia inteiro na escola, seria melhor ainda se tivesse vagas para todas.
Aqui na região onde moro faltam mais ou menos 400 vagas para as crianças. Isso é o que se acredita, pois se formos investigar bem a fundo, vamos chegar à conclusão que faltam quase 1000 vagas na região.
Por onde ficam essas crianças? Por onde andam enquanto os seus pais trabalham o dia inteiro?
Sem a escola para instruir e com os pais a trabalhar o dia inteiro, como fica a formação dessa criança?
Em alguns casos, mesmo que haja vaga, o ensino é tão ruim que não dará futuro para nenhuma dessas crianças.
Não sei se em outros estados ocorre a mesma coisa, mas, na cidade do Rio de Janeiro, a criança entra na escola pela idade, não pelo conhecimento, isto é, não importa se ela saiba ou não ler, se tem 9 anos tem que freqüentar a 3ª série!
É um verdadeiro caos, pois tem que se ensinar matérias quando a criança não sabe nem juntar as sílabas! E o detalhe mais bizarro dessa lei é que até a 4ª série ela não pode ser reprovada!
A pré-escola é uma verdadeira utopia! No ensino público quase não existe vagas para as crianças!
Não dá para entender porque o ensino público no nosso país é de tão baixa qualidade, pois os professores que dão aulas nos colégios particulares, muitas vezes, são menos qualificados que os que dão aulas em colégios públicos e, na maioria das vezes, ganham menos!
Outro aspecto que devemos considerar é que a maioria das escolas está superlotada e as salas de aulas estão com 40, 50 alunos. Sem contar que faltam professores de várias matérias fundamentais.
Veja bem, seria muito simples resolver os problemas de educação se de 3 em 3 anos fosse feito um concurso público e os aprovados fossem contratados, mas isso não é feito.
Falta dinheiro para a educação, mas não falta dinheiro para pagar os salários dos vereadores, deputados e senadores!
Quando eu digo que não vejo sentido em ir votar as pessoas me criticam, porém, não vejo solução para nossos problemas passando pelas urnas. Não vejo ser aprovada sequer uma lei que venha mudar o caos em que se transformou o nosso país.
Quando votamos em algum candidato nos tornamos reféns dele, pois é ele quem vai decidir qual lei deve ou não ser aprovada. Na minha opinião, a lei antes ser aprovada, deveria passar pela aprovação popular através de abaixo assinados ou votações. Seria um processo muito trabalhoso, entretanto, não teríamos mais tantas leis sendo aprovadas sem a aprovação popular.
Todos aqueles que dizem trabalhar para o povo, na verdade, trabalha em proveito próprio, pois se fosse pela vontade popular, um deputado não ganharia mais do que um professor ou um médico do sistema público de saúde.
Deveríamos ter uma escola pública em cada esquina, pois temos em cada rua 10,15 crianças precisando estudar.
Não sou contra a construção do chamados CIEPS, mas se tivéssemos escolas menores e mais espalhadas, não seria preciso que os alunos se deslocassem para longe de seu bairro. Na maioria das vezes, essas crianças vão sozinhas para a escola ou acompanhadas pelos irmãos mais velhos e seria bem mais confortável para os pais se elas pudessem estudar a 100, 200 metros de casa.
Outra coisa que me intriga profundamente é o fato da maioria das crianças que estudam no colégio público terem tanta dificuldade em aprenderem a ler. Talvez essa dificuldade esteja relacionada com o fato da maioria delas não passarem pela pré-escola que, como já disse, é quase inexistente no sistema público.
A missão do professor do ensino fundamental está ser tornando praticamente impossível, pois na maioria das vezes, têm que lidar com alunos totalmente despreparadas. As crianças passam pelas séries sem aprender nada ou quase nada.
Não dá para entender essa lei que permite que as crianças sejam aprovadas automaticamente, desde que frequente a escola. Também não dá para entender por que os cadernos das crianças ficam quase vazios até o final do ano. Matérias como história e geografia nem são tocadas nas 4 primeiras séries.
Acho difícil que o deputado Carlos Lupi consiga fazer com que todos esses problemas sejam resolvidos simplesmente colocando as crianças o dia inteiro na escola. As leis têm que ser mudadas e os colégios avaliados severamente.
Gostaria hoje de dizer que tenho orgulho de ser brasileira, mas com a política que está sendo praticada nos dias de hoje, onde falta o básico, fica realmente muito difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...