quarta-feira, 10 de outubro de 2007

A natureza é amiga ou inimiga?


Eu sou uma pessoa privilegiada, pois possuo um bom terreno onde posso plantar e colher.
A primeira coisa que plantei foi acerola. Achava lindas aquelas frutinhas vermelhinhas no pé. Aliás, a árvore toda parece de enfeite de tão bonitinha. Demorou 3 anos para começar a dar fruta, mas todos os anos ela se enche de frutinhas vermelhinhas. A única queixa que eu tenho é que além de bonitinhas e cheia de vitamina C, deveriam ser docinhas.
Resolvi plantar mamão. Tenho 2 pés de mamão.
O mamão logo que cresceu, começou a dar frutas. Primeiramente de maneira discreta: dava 1 ou 2, depois começou a dar 4 ou 5 e esse ano já deu mais de uma dúzia!
Como essas frutas demoram a amadurecer!
Isso sem contar que tenho que disputar os meus mamões com os passarinhos. Se eu deixar amadurecer totalmente no pé, os passarinhos bicam tudo!
Como o ser humano é um eterno inconformado, plantei 2 mangueiras. E olhem que não suporto nem o cheiro da flor da mangueira!
Cada vez que venta mais forte, cai um monte de manga sem nem mesmo amadurecer! Ainda não vi nenhuma manga madura.
Plantei também 1 bananeira, que já virou 2, 3, 4, 5 e banana nada.
Mês passado começou a sair um cacho e fiquei toda contente, mas o cacho deu apenas 1 dúzia de bananas e tudo miudinha de dar dó.
Plantei uma amoreira que está sempre cheia de amoras, mas a gente tem que ver e comer, senão elas amadurecem e caem no chão.
Agora eu plantei um coqueiro que está demorando uma eternidade para crescer!
Não sei se o agricultor tem que administrar todas essas perdas, mas eu estou desiludida com as minhas frutinhas. Embora elas sejam muito bonitinhas, não produzem aquilo que eu esperava.
Se dependesse de eu viver das minhas frutas estava perdida!
Aliás, eu sou 8 ou 80.
Comprei um pé de Dama da Noite porque adorava o cheiro das flores quando abriam a noite. As flores abrem de 2 em 2 meses e era superagradável abrir a porta de noite e sentir o cheirinho da Dama da Noite. Eu disse era porque a exagerada aqui resolveu fazer mudas e plantar uma na frente da casa e outra atrás! Imaginem 3 pés imensos de Damas da Noite dando flor ao mesmo tempo!!! Chega a ser intoxicante!!!
De primeiro era um prazer abrir a porta da frente da casa, hoje em dia é uma verdadeira tortura deixá-la aberta!
Ainda me queixando dos meus exageros, gostaria de deixar registrado que quando mudei para essa casa o sol que batia na minha parede da sala no verão era algo impressionante!
Primeiro eu construí um muro para diminuir, nada adiantou. Resolvi ficar observando da onde vinha o sol e plantar árvores na direção dele.
Primeiro eu plantei uma mangueira, porém como estava demorando muito para crescer, plantei uma Amendoeira. A Amendoeira cresceu bem rápido, mas eu não contabilizei a quantidade de floras que caem todos os dias na minha calçada. E como caem folhas!
Agora eu desisti mesmo de tentar resolver meus problemas com a natureza e resolvi plantar telha na frente, fundos e nas laterais da casa.
Ando mesmo muito desanimada com o meu jardim, que já foi o mais bonito e florido do condomínio inteiro. Principalmente porque a minha casa ainda não está totalmente pronta e, cada vez que a obra se reinicia, elas ficam meio prejudicadas.
A minha acerola, apesar de estar carregadinha de frutas, teve que ser podada até a metade! É uma pena, pois antes de podá-la, tiramos duas sacolas de supermercado cheias, mas não dava para passar com as telhas no meio dos galhos da acerola, até porque, só de esbarrar nos galhos, você fica todo pinicando, parece que tem um monte de agulhas enfiando no seu corpo. Enquanto você não toma um bom banho de bucha, não para de se coçar.
E por falar em buchas... Eu também plantei uma sementinha de bucha que logo se espalhou, espalhando buchas por todos os lugares. Tem bucha pendurada pelas minhas paredes, pelas paredes dos vizinhos, pelo telhado do vizinho...
A natureza algumas vezes é muito constrangedora...
Falando em constrangimento, como a minha calçada é de grama e a do meu vizinho é de pedras, plantei uns pingos de ouro separando as duas. Com a vida corrida, esqueci de podar o bichinho e ele cobriu o relógio da light do vizinho com os seus galhos. Ainda bem que, se a minha vida é corrida, a dele é bem pior e acho que ele só se deu conta do que estava acontecendo quando chegou em casa e viu que eu tinha cortado o bichinho lá em baixo.
Eu sou realmente exagerada em tudo que faço e, agora, nesse momento, não pretendo plantar mais nada no meu jardim. Até porque, algumas dessas plantas já estão me atrapalhando, isso sem contar a quantidade de insetos que a maioria delas atraem.
É tanta aranha, abelha, formiga, cachorrinho do mato, pernilongos, mosquitos...
É tanto inseto que agora só me deixo ser picada se o inseto vir com plaquinha de identificação, caso contrário, nem chegam perto. Passo tanto repelente no corpo que fico toda grudenta.
Toda essa minha experiência com o meu quintal me fez refletir sobre o homem do campo e sua árdua tarefa de administrar toda essa fúria da natureza e ainda garantir seu sustento dessa forma. É uma tarefa muito árdua!
Esses homens são verdadeiros santos por ararem a terra, terem a paciência para esperar produzir, colher na hora certa, evitar as pragas...
Muitas vezes a falta ou o excesso de chuva faz com que todo o seu trabalho seja perdido. Viver contando com a natureza é realmente uma coisa muito difícil e com toda destruição da natureza, fica cada vez mais difícil produzir o suficiente para obter algum lucro.
Devemos tentar reverter um pouco essa situação, pois em breve não teremos mais o que comer, já que tudo depende da natureza.
Plante uma árvore, apesar do transtorno, garanto que irá te dar muito prazer em vê-la crescer e te presentear com uma linda sombra para um maravilhoso final de tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...