segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A proporção


Marcolino era homem simples, de interiorzão mesmo, mas como a vida no campo ficou cada vez mais difícil, mudou-se para a cidade, na tentativa de melhorar de vida.
Acontece que a situação na cidade não era muito melhor do que no campo, ainda mais para uma pessoa sem estudo e sem experiência como ele, que tinha passado a sua vida toda num sítio que acabou perdendo para as dívidas do banco.
Morando de favor na casa de um amigo e sem ter mais a quem recorrer, Marcolino pega seus últimos centavos, compra um tacho e decide fazer o doce de goiaba que ele costumava ajudar a sua mãe a fazer.
Depois de pronto, Marcolino sai de porta em porta oferendo seu quitute que acabou "caindo no gosto do povo" que a cada dia queria mais.
Marcolino não dava conta de produzir doce para atender todo mundo e a goiaba na cidade não dava em árvores como no sítio, precisava ser comprada.
Marcolino nunca teve esse problema no sítio, pois quando não tinha goiaba, não se fazia doce, mas agora o doce era fonte da sua existência e precisava fazê-lo, estando ou não na época.
A goiaba foi ficando cara e Marcolino só viu uma maneira de continuar com a produção: Utilizar o velho truque de sua saudosa mãe de misturar abóbora no doce para ele render mais.
Certo dia, Dona Cecília reclamou com o rapaz:
- Marcolino, fala a verdade, você misturou abóbora nesse doce.
Marcolino sem graça por ser pego na sua trapaça, mas não querendo perder a cliente falou:
- Não, Dona Cecília, eu não coloquei abóbora no doce.
Dona Cecília insiste:
- Tem abóbora nesse doce, Marcolino!
Marcolino vexado, resolve confessar:
- Dona Cecília, a goiaba ficou muito cara, saiu da safra e tive que misturar a abóbora para manter o preço e a produção.
Com pena do rapaz, Dona Cecília argumenta:
- Meu filho, eu até entendo a sua dificuldade, mas tem que manter a proporção.
- Mas eu fiz isso!
- E qual foi a proporção?
- Eu fiz um por um!
- Como assim?
- Uma abóbora para uma goiaba!


Um comentário:

Seu comentário é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...