segunda-feira, 30 de julho de 2007

Onde você estava no dia da queda do Airbus da TAM?


No dia em que o airbus da TAM caiu eu estava terminando mais um dia de estudos e tinha acabado de ligar a televisão para distrair um pouco a minha cabeça. Pois sim distrair!
O Willian Bonner entrou no ar ao vivo e começou a transmitir a matéria meio sem saber ao certo o que estava acontecendo.
A princípio pensou-se que um avião tinha explodido em um hangar vazio, porém logo foi revelado que um avião teria saído da pista, atravessado uma avenida movimentadíssima e invadido um galpão da companhia.
Eu na hora não consegui dizer nada, ficava olhando para a TV sem conseguir entender o que estava acontecendo. A tragédia era certa, eu sabia que um avião daquele porte e com a crise aérea brasileira, estaria com a sua lotação completa.
Naquele momento eu me senti totalmente vazia, abandonada mesmo.
Que a situação de nosso país não estava boa eu já sabia, mas chegarmos ao ponto de acontecer um acidente dessa proporção?
Eu moro no Rio de Janeiro, uma cidade que já foi orgulho de nossa nação, mas hoje está um verdadeiro caos.
Eu ainda posso dizer que onde moro é relativamente tranqüilo, mas mesmo assim, não tenho para onde ir, pois se quiser me divertir e freqüentar barzinhos ou outros locais tenho que passar, obrigatoriamente pela “zona de conflito”.
Morrem pessoas todos os dias vítimas do conflito armado da nossa guerrilha urbana, nas nossas estradas mal conservadas, mas naquele dia morreram centenas de pessoas no mesmo momento.
Na minha opinião, não é o momento de se discutir de quem é a culpa e sim evitarmos que essa atrocidade se repita.
Pior, assim que o acidente aconteceu, percebemos que o nosso país está acéfalo, pois o nosso presidente não se dignou a dar sequer uma declaração sobre o acontecido.
Está certo que não dava para voltar no tempo e impedir que o desastre viesse a acontecer, como no filme Dê Já Vu, mas pelo menos um pedido de desculpa a nação o nosso povo merecia ou quem sabe uma certeza de que tudo seria averiguado com clareza e seriedade. Entretanto, nosso amado presidente resolveu se calar diante dos fatos.
É uma total falta de consideração com o povo desse país que já sobre o suficiente com a política monetário que consome todo o seu salário, que sofre por não conseguir um emprego decente, uma moradia fora das áreas de risco, não consegue matricular seu filho na escola e, muitas vezes quando consegue, a criança não pode estudar porque o colégio está em uma área de risco. Direito a saúde? Esse não existe há muito tempo.
Eu me sinto de luto, pois junto com aquelas pessoas foram enterrados também o respeito, a moralidade e a esperança de nosso país.
Cada caixão que é fechado um pouco de nossa dignidade é colocada dentro dele.
Eu sei que de nada adianta ficarmos nos queixando sem tomarmos nenhuma atitude e essa atitude tem que levar à demissão de todos os envolvidos nesse escândalo.
Esse país está precisando de liderança, de gente patriota que ame realmente o solo em que vive.
Onde estão as pessoas que realmente querem fazer algo de bom ou pelo menos fazer o seu trabalho? Sim, pois quando são eleitos os políticos têm determinados deveres e sempre voltados para resolver os problemas da população. Se não estão fazendo é porque não estão trabalhando e se não estão trabalhando têm que ser destituídos, demitidos sumariamente.
Falam em “crise aérea”, mas que crise? Crise é uma coisa que vai e passa, mas o que temos é a constatação da falência da nossa pátria.
Talvez esse seja o grande problema de nossa nação: ser uma pátria!
Parafraseando Caetano Veloso “eu não quero pátria, quero mátria, eu quero frátrea”.
Se tivessem nossos governantes o carinho de mãe ou de irmão pelo povo, não estaria essa bagunça!
Faz 12 dias já que aconteceu o acidente e só agora eu consigo falar sobre o assunto com alguma clareza, mas nosso presidente só conseguiu dá uma declaração razoável 5 dias após! Ele é o norte dessa nação! Deveria ter uma resposta diante da perplexidade geral que se instaurou na mente de cada ser pensante de nossa nação!
Estamos absolutamente indefesos diante de quem detém o poder.
Isso tem que acabar!
O povo cobra explicações e ninguém se responsabiliza por elas.
Os ministros dizem não serem responsáveis. Se não são, quem seria então?
Não foram estes nomeados por um presidente eleito pelo povo?
Se nem o presidente eleito pelo povo consegue que nos dêem explicações claras sobre o acontecido, quem falará por nós?
Estaríamos nós tão desgovernados e a mercê de qualquer oportunista?
Comparo o governo Lula ao reinado de D. João VI. D. João literalmente entregou o nosso país nas mãos dos ingleses e o Lula o faz para os EUA.
Nosso povo está entregue às baratas, mas houve um adiantamento de 6 meses da nossa dívida externa.
Realmente não sei que rumo essa nau vai tomar, entretanto, peço sabedoria para quem for tomar as decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...